terça-feira, 15 de outubro de 2013

Rei Asa = Como Você Começou e Como Você Esta Agora?


‘’Asa fez o que era bom e reto perante o Senhor, seu Deus’’.
Assim começa a descrição da primeira parte da vida de Asa, descrita nos capítulos 14 e 15 de 2º crônicas, ai já conseguimos imaginar como foi seu relacionamento e comportamento com Deus.Ele fez tudo que qualquer pessoa que deseja ter uma vida com Deus, deveria fazer,eliminou tudo que o desagradava, buscava a Deus e  tinha compromisso com Sua palavra,alem de levar todo o povo a fazer o mesmo
Assim também devemos eliminar da nossa vida tudo que desonre a Deus, busca-lo e praticar Sua palavra e também levar outros a fazer o mesmo, é isso que Deus espera de nós. E você, esta fazendo isso?
Bom ele fez. Aboliu todas os altares e imagens dos ídolos, quebrou tudo que era do diabo, tudo que era pecado,e fez todo Judá buscar a Deus e seguir sua palavra. Por conta desse relacionamento com Deus,o Senhor lhe dirigia, e  abençoava,seu reinado era muito bem sucedido,ele pode fortificar a cidade e deixa-la  protegida,enfim tudo dava certo,tudo prosperava.Como ele mesmo disse ao povo...’’temos buscado ao Senhor,nosso Deus e Ele,nos deu repouso de todos os lados’’[v7]
Assim acontece com todo aquele que vive pela fé e se entrega como Asa se entregou e ainda que se levantem lutas [e elas viram] elas serviram para que haja experiências extraordinárias com Deus e seu poder.Podemos ver isso na guerra contra os etiopês, Asa tinha um exercito e armamento muito inferior comparado ao 1milhão de soldados etiopês fortemente armados que subiram contra ele. Mas após fazer a seguinte oração... ’’ Senhor, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco,ajuda-nos,pois,Senhor,porque em Ti confiamos e no Teu nome viemos contra essa multidão.’’[v 11]. O resultado foi a vitoria milagrosa sobre os inimigos e a conquista dos  despojos. Isso nos faz entender que não importa qual seja nosso problema,quando temos uma parceria ,CONFIAMOS NELE, e agimos nossa fé, certamente venceremos.
Um fato curioso e que mesmo com tudo isso, fazendo ele  tudo direitinho,Deus enviou ,um homem de Deus[Azarias] para alerta-lo,com as seguintes palavras,AS GUARDE BEM HEIN...
‘’o Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele, se O buscares, Ele se deixará achar, porém se O  deixares,vos deixará....sede fortes,e não desfaleçam as vossas mãos,porque a vossa obra terá recompensa’’[v 2 ao 7]
Adiante aprendemos mais uma grande lição, com o exemplar Rei Asa,HUMILDADE. Ele já estava buscando, já estava com Deus, já estava na fé,fazendo tudo direitinho,mas ‘’cobrou animo’’[v 8] e fez mais do que já estava fazendo,assim são os humildes,sempre se inclinam a voz de Deus,sempre se dispõe a obedecê-lo,isso fez com que sua humildade pra ouvir o fez ser mais abençoado ainda.ele já estava fazendo ,mas quando Deus fala não é sem motivo,muitos são aqueles que ate estão ‘’fazendo tudo direitinho’’já tem buscado,e ai vem Deus através de alguém para repreender,chamar atenção,alertar,exortar,ou coisas do tipo e a pessoa diz ‘’eu to me esforçando’’; ‘’eu to dando meu melhor’’; ‘’já to bem’’ e rejeitam aquilo por achar que não precisam,amigo[a] para que Deus possa nos moldar,ainda que estejamos fazendo, se for chamado atenção ,sejamos humildes ou então nunca poderemos evoluir. VOCÊ ESTA SENDO HUMILDE?
Asa foi,por isso evolui,ele podia melhorar e melhorou cresceu seu reinado e cresceu com Deus,entrou em aliança com Deus,assim o honrou mais e mais e sacrificaram para Deus,era tão forte sua comunhão que Asa depós  a própria mãe,porque ela era idolatra,e trouxe imagens para Judá, ele amava sua mãe,mas amava mais a Deus,por isso agiu sem sentimento,é muito forte,muitos trocam Deus por um namoro,por alguém ou algo,olha o que é colocar Deus em primeiro lugar,por isso a bíblia diz que ‘’ o coração de Asa foi perfeito todos os dias’’,MEU DEUS ISSO É MUITO FORTE.  MAS...
VEM A SEGUNDA E TRÁGICA PARTE DA VIDA DE ASA [2 CRONICAS 16]
No trigésimo sexto ano do seu reinado, Baasa, rei de Israel, subiu contra Asa e edificou a Ramá, para  obstruir a passagem para Judá. Com a intenção de evitar a guerra contra Israel, o rei Asa,não orou,não buscou não agiu a fé como antes,mas decidiu fazer um acordo politico com o rei da siria e pior, nessa aliança com um homem ele usou  o que estava no templo,ele tocou no que era de Deus. Apesar de bem sucedido,obviamente esse acordo desagradou a Deus,que enviou hanani para repreende-lo .acho que vale a pena colocar todas as palvras aqui,pensemos sobre elas
Porquanto confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor teu Deus, por isso o exército do rei da Síria escapou da tua mão. Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no Senhor, ele os entregou nas tuas mãos. Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti[2 Crônicas 16:9]
Acho que isso já diz tudo,ANTES DEUS SE MOSTRAVA FORTE PARA ASA,MAS AGORA SEU CORAÇÃO JÁ NÃO ERA MAIS 100% DO SENHOR, em algum momento da sua vida aquele grande homem de Deus se perdeu.Se desesperou diante de um problema E AGIU LOUCAMENTE,sua loucura foi querer fazer do seu jeito,não confiar em Deus,não ficar mais na dependência dele,e tirar ainda que ‘’um pouco’’o coração do altar,e dai por diante já não se via mais aquele grande exemplo,mas um homem orgulhoso,pois diante da repreensão,ele ficou com raiva e mandou prender o profeta no tronco,tratou mal o povo,ei cade aquele homem que mesmo quando estava certo se submetia as repreensões ?É ,ele já não existia mais,dessa vez ele estava errado,mas dessa vez cego de orgulho não quiz ouvir.Quantos não são aqueles que quando começaram,mesmo quando estavam certos davam ouvidos,e hoje mesmo quando erram,não aceitam repreensão e ficam ate com raiva,magoa ,etc.
E assim foi seguindo Asa,já não era mais o mesmo,e no 39ºano caiu doente,doente é normal,mas sem DEUS A PESSOA CAI DOENTE,já não havia mais aquela simplicidade,humildade,sua fé já estava engessada,já não havia mais a visão da salvação,por isso ‘a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao Senhor, mas antes os médicos’’.[2 Crônicas 16:12]
Asa reinou 41 anos, levou 35 para estabelecer um relacionamento com Deus e só 6 para destrui-lo
O tempo de sua queda foi menor,mas de nada adiantaram os 35 anos se nos últimos ele perdeu o rumo,e perdeu sua salvação
Asa se esqueceu,de tudo que Deus fez por ele,e de como era melhor, a forma como o servia antes.
E  muitos também estão tendo problema de memória agindo loucamente
Como você era quando começou? E como você esta agora? Reflita sobre isso
Caso perceba que começou no espirito e agora esta na carne,começou humilde e agora esta orgulhoso,COMEÇOU BEM E ESTA TERMINANDO MAL.VOLTE AO INICIO,RECOMECE
OH MEU DEUS NOS FAZ LEMBRAR

3 comentários:

  1. Muito forte essa mensagem pastor. Curiosamente eu estava meditando em algo do gênero antes de abrir seu blog. Galatas 3:4-5 era a passagem que estava meditando. Mensagem fortíssima.

    Em termos de escrita tem alguns erros ortográficos e de pontuação tais como: "elas viram" ou "serviram" que deveriam ser "elas virão" e "servirão". Pode ter erros em termos de escrita mas, em termos espirituais (que é o mais importante) é uma mensagem que todo o mundo (começando de mim) deveria ler e meditar.

    Sou obreiro de Angola, e também tenho um blog, eis o link: www.brauliojosejoao.blogspot.com

    Visite também o meu blog pastor Maiko. QUE DEUS O ABENÇOE ABUNDANTEMENTE, RUMO AO DIA T.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais feia irmão Bráulio, em vez de do irmão observar o conteúdo da mensagem, o senhor se preocupar com erros ortográficos. Fica na Paz!

      Excluir