sexta-feira, 26 de julho de 2013

MELHOR OU PIOR?

 

“Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para MELHOR e sim para PIOR. (1 coríntios 11.17)
Veja que o apostolo Paulo, ao iniciar sua instrução quanto à celebração Ceia do Senhor, já demonstra sua insatisfação, repreendendo os corintos, por quê? Porque a Santa Ceia, tem como objetivo, estabelecer ou fortalecer uma comunhão e intimidade com Deus, que envolve mudanças de caráter, postura, comportamento, etc., ou seja, ela serve para que venhamos a nos tornar CRISTÃOS melhores,assim como tudo que é feito na igreja,(em especial na universal, pois sempre estamos fazendo algo, que exija da fé) propósitos, votos, campanhas, orações, buscas ao Espírito Santo, simpósios, palestras, jejum de Daniel (em breve) Fogueira Santa, enfim cada reunião de domingo a domingo tem como objetivo, tornar os participantes, HOMENS E MULHERES MELHORES, Pais melhores, Mães melhores, filhos melhores, patrões melhores, funcionários melhores, alunos melhores, cidadãos melhores, e principalmente CRISTÃOS MELHORES (cristãos semelhantes a Cristo, não evangélicos, pois isso é moda nos dias de hoje) sim, pois a salvação exige a um progresso, um desenvolvimento, a vida com Deus consiste em uma evolução constante da pessoa que decide por isso, e era essa a insatisfação de Paulo com os Corintos, pois ao invés de MELHORAR eles estavam PIORANDO.
E infelizmente, isso também acontece nos dias de hoje, muitas são as pessoas que vem a Igreja e diante da Santa Ceia e de todas as propostas apresentadas para torna-la melhor, ela fica pior. Já vi muitos casos de pessoas que acabaram de tomar a Santa Ceia e buscar o Espírito Santo, e estavam ali emburradas ou já saiam da igreja discutindo com o familiar, chega em casa já soltando palavrões,brigando,ou então mantém fora da igreja uma vida desregrada e promiscua,ao invés de melhorar pioram,pioram porque agora tem a desculpa de que creem em Deus e estão na igreja,outros tantos que ate começam bem,mas com o tempo seu amor esfria sua fé fica neutralizada,seus olhos que no começo eram puros,ficam maliciosos,seu coração antes limpo,agora sujo,ou seja PIORAM.Sem falar que acabam condenando a si mesmas a uma vida longe de Deus,por toda a eternidade.
Do versículo 28 em diante Paulo explica o porquê muitos pioram e como podemos melhorar a cada dia, vejamos:
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim, coma do pão e beba do cálice...” (1cor 11.28). Eis ai o segredo, examinar a si mesmo, Se você meditar do versículo 18 ao 28 vera que Paulo fala de divisões na igreja,essas coisas acontecem,quando se examina...mas a vida dos outros,inclusive é um dos motivos da queda de muitos,deixam de  examinar a si pra ficar olhando a vida dos outros,temos como exemplo o profeta Asafe ,“quanto a mim quase me resvalaram os pés,pouco faltou para que desviasse os meus passos”(salmos 73).
Porque ele chegou a esse ponto? O próprio Asafe responde que foi porque começou a olhar para os outros! Tipo... Ele fez isso, porque ele
pode? Mas ela isso, mas o fulano aquilo, etc. Coisas que desviam nosso foco do verdadeiro problema a ser resolvido... NOS MESMOS!
Qualquer exame é importante, pois com ele, teremos o diagnostico e em cima do diagnóstico poderemos tomar as providencias necessária, veja que um medico sempre pede um exame, por quê? Porque sem o exame qualquer atitude ou método que ele usar será invalido!
O autoexame é importante por isso,quando começamos a analisar nossos atos,nossos hábitos, nosso comportamento, nossa maneira de fazer as coisas diante dos homens e diante de Deus e também quem somos diante desses, conseguimos ter o diagnostico exato dos porquês em nossas vidas ,então poderemos tomar as providencias cabíveis para ter “a cura”,é assim que nos tornamos melhores a cada dia! E muitos têm ficado piores, pois não examinam aquilo que são e aquilo que fazem.
“pois quem come e bebe sem discernir o corpo,come e bebe juízo para si.
Eis a razão porque há dentre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. ”(1 Cor 11.29-30)
 


4 comentários: